Legion Designers
Legion Designers


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Switch

avatar
Admin
Admin
O Random Hacks of Kindness (RHoK) é um evento diferente e original, criado com um objetivo muito nobre, usar a tecnologia para o bem, unindo hackers e especialistas de gestão de riscos e desastres, além de experts em adaptação às mudanças climáticas.


O RHoK aconteceu pela primeira vez dois anos atrás no Vale do Silício (Estados Unidos), em uma iniciativa de representantes do Google, Microsoft, Yahoo, NASA e Banco Mundial, todos unidos em torno de uma única causa, usar programas de código aberto para ajudar a humanidade a superar seus desafios.
Nos dias 4 e 5 de junho de 2011, São Paulo receberá o RHoK#3, um evento que terá o reforço de 19 sites internacionais, com comunidades de desenvolvedores locais dedicados para resolver problemas, pois a proposta do evento é criar uma interação com outras cidades, propiciando uma dinâmica global para a resolução de problemas.
Aires Zulian, especialista em riscos do Banco Mundial, explica qual o objetivo dos organizadores: “O grande diferencial do RHoK#3 São Paulo é que iremos trabalhar nos problemas específicos enfrentados nas áreas urbanas. Este será o primeiro RHoK onde haverá colaboração institucional na definição dos problemas apresentados - o trabalho em conjunto da Defesa Civil RJ/UERJ. A UERJ criou um aplicativo para Android onde usuários comunicarão o risco de um deslizamento iminente. Para esse problema seria muito interessante contarmos com a presenca de um expert na plataforma Android”.
A presença de especialistas durante o evento significa maior apoio aos programadores, que poderão fazer todas as perguntas necessárias para criar o melhor software possível. Isso também garantirá a aplicabilidade do aplicativo no campo da maneira mais rapida e eficaz.
Também serão apresentados problemas dos Estados de São Paulo e de Santa Catarina, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas/USP e pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Joaquin Toro, também do Banco Mundial, diz que "todas as pessoas podem ajudar depois de um desastre e quando a solidariedade se mostra mais latente. Mas e quando a gente se junta para preparar/antecipar os desastres é que mostramos o nosso valor e a nossa vontade de ter um mundo melhor. O RHoK dá essa oportunidade aos programadores, designers e todas aquelas pessoas interessadas em tecnologia de se juntarem com experts em gestão de riscos para fazer diferença".
Vários estados do Brasil já demonstraram interesse em sediar o RHoK#4, que deverá ter a participação de várias das nossas cidades, que contam com programadores de grande capacidade e especialistas em gestão de riscos. A proposta é criar uma colaboração voluntária no melhor estilo open source, que pode se espalhar para outras áreas no futuro.
É bom destacar que existem RHoKs de vários tamanhos, tudo depende dos recursos de tempo e verba de cada local. Este evento é muito fácil de replicar, e em seu módulo mais simples, só precisa de programadores, um local com conexão Wi-Fi e alimentação, ou seja, você pode até mesmo criar seu próprio RHoK.
A comunidade RHoK tem desenvolvido aplicativos para prevenção e resposta às crises, dentre os quais podemos destacar o I'mOK, um programa móvel de mensagens de resposta a desastres, que foi usado depois dos terremotos no Haiti e no Chile; o People Finder, um fórum de mensagens virtual, que foi criado pelo Google e aperfeiçoado em eventos RHoK, e foi usado no Haiti, Chile e recentemente no Japão; e o Bushfire Connect, que busca unir as comunidades da Austrália contra incêndios.
Outro projeto muito útil é o CHASM, uma ferramenta visual que avalia os riscos de um desabamento e que está sendo usada pelo Banco Mundial em áreas de risco no Caribe (saiba mais no blog do RHoK).
Nas palavras de Pablo Vieira, um dos organizadores do RHoK no Brasil: “Sou desenvolvedor e sei como é gratificante ajudar a criar uma solução que pode ajudar pessoas. Graças aos desenvolvedores que participam voluntariamente do evento em todo o planeta, a vida de muitas pessoas está sendo transformada. Soluções como o "I'm OK" são simples e de grande impacto. Além da vontade de ajudar, a maior doação que os participantes fazem é a da criatividade. O RHoK é só o início de algo maior. Queremos realmente colaborar para melhorar a vida das pessoas através da tecnologia”.
Se você é programador, designer, ou uma pessoa que queira ajudar no esforço de programar um futuro melhor para a humanidade, se inscreva agora mesmo no RHoK#3. Mas se você não quiser perder a chance de participar deste evento histórico, é bom correr, pois as inscrições se encerram nesta quinta-feira às 17 hs.
Caso você seja de uma organização que trabalhe em gestão de riscos e desastres ou mudanças climáticas, ou então seja alguém interessado nestes assuntos, você também pode apresentar um problema para ser solucionado pela comunidade do RHoK.
O RHoK#3 São Paulo acontece na sede da Locaweb (Rua Itapaiúna, 2434 - Vila Andrade - São Paulo - SP). O evento começa no próximo sábado (04/06) às 9h00 e termina no domingo (05/06) as 16h00. Caso você esteja vindo de fora de São Paulo, pode aproveitar os vouchers de hospedagem da Wimdu, que estão sendo oferecidos para os participantes do RHoK#3SP.
O TechTudo apóia integralmente o RHoK#3 São Paulo, um evento que busca criar um mundo melhor para nossos filhos. Aproveite para seguir o @RHoK_br no Twitter e faça parte deste movimento!


••• Assinatura de Switch •••


_______________________________________________________
Tah vendo meu post neh Convidado

Gift do Junin Dsg kkkkk' vlw mano Very Happy



Ver perfil do usuário

leopardo

avatar
Membro
Membro
hum

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum